Grupo GMAD
Você está em:
Loja Madeireira Palowa
(31) 3394-7722

Blog Dicas

Layout de uma marcenaria

gmad

Alguma vez você já parou para observar se a disposição de suas máquinas está de acordo com seu fluxo de produção? Se você nunca fez isso, faça o quanto antes. O layout de uma marcenaria, além de aproveitar melhor o espaço, impacta diretamente na produtividade da empresa.

Se você parar para pensar, faz todo o sentido. De nada adianta, por exemplo, colocar a cortadeira longe de onde estão armazenadas as chapas. Perde-se tempo para buscar a matéria-prima e corre-se o risco de danificá-la. Mas como utilizar melhor o espaço e os recursos disponíveis? Esta é a pergunta que vamos responder agora.

Defina o material e tipo de móveis produzidos

De nada adianta querer organizar a casa sem saber o que será feito dentro dela. Logo, o primeiro passo é determinar se a marcenaria usa MDF e MDP revestido ou realiza a pintura dos painéis e se os móveis precisam de vários níveis de acabamento e/ou montagem.

Com o foco bem definido é o momento de pensar em qual o melhor layout e organizar o espaço de trabalho.

Acompanhe o fluxo de produção

Fazer isto não é difícil. Basta pensar nas etapas da fabricação e acomodar os equipamentos de acordo. Normalmente as marcenarias ficam em um salão retangular. Pensando neste formato, recomenda-se que o corte seja feito em uma ponta e que todo o fluxo “caminhe” para a saída.

Portanto, armazene os painéis perto do local de descarregamento. Próximo a eles, disponha as máquinas de corte, que são as primeiras utilizadas, e assim por diante. Desta forma, a saída será reservada aos acabamentos.

Se você realiza pinturas em laca ou acabamentos em alto brilho, reserve um espaço específico para isto, assim você não contamina a peça nem prejudica o resultado final.

Esta lógica evita interrupções desnecessárias no processo produtivo e no momento de preparar os móveis para entrega. Este layout também diminui a movimentação das peças dentro da marcenaria, minimizando incidentes e retrabalho.

gmad

Para produzir móveis em série

Neste caso, as máquinas fazem a maior parte do trabalho. É por isso que, para determinar o melhor layout é primordial saber todos os processos e materiais empregados. Assim cria-se um fluxo mais contínuo, que vai se repetir sempre visto que o produto é “fixo”.

O importante para produção em série é pensar no curso das peças para não criar gargalos. Ou seja, não pode faltar ou sobrar materiais para as próximas etapas, como corte, furação ou colagem de fita de borda.

Evite estas situações

Um dos erros mais comuns é a falta de isolamento dos procedimentos de acabamento. Outra situação recorrente é manusear erroneamente as peças, misturando, encostando e empilhando os artigos prontos com as sobras.

Estas situações não podem ocorrer, pois implicam em retrabalho de ao menos uma etapa da produção. Isso atrasa entregas, prejudica o funcionamento da marcenaria e, consequentemente, em prejuízo para a empresa.

Também não deixe de lado a Norma Reguladora 12 (NR12), que estipula uma distância mínima de dois metros, demarcados no chão, entre um aparelho e outro. Esta determinação permite um fluxo de materiais e pessoas sem riscos de acidentes.

Definir um layout que otimize o trabalho não é algo difícil de se aplicar. Nem em novas marcenarias, nem naquelas já em funcionamento. Basta um pouco de boa vontade para parar e pensar no tipo de trabalho realizado e organizar o espaço de um modo que favoreça as atividades.

Fontes:

http://www.habitusbrasil.com/layout-marcenaria-7-erros-para-evitar/

http://blog.feiraformobile.com.br/aprenda-definir-o-layout-de-sua-marcenaria-para-facilitar-producao/

Leia também

quem-tem-um-parceiro-tem-sorte-promocao-gmad-2019

Quem tem um parceiro tem sorte – Regulamento da promoção

CERTIFICADO DE AUTORIZAÇÃO SEAE No 05.000856/2019 1 – EMPRESAS PROMOTORAS: Empresa Mandatária:
Razão Social: ASSOCIACAO DAS EMPRESAS DO GRUPO GMAD
Endereço: GAL CARLOS CAVALCANTI Número: 585 Complemento: SALA 03 Bairro: UVARANAS Município: PONTA GROSSA UF: PR CEP:84025-000
CNPJ/MF no: 14.066.270/0001-00 2 – MODALIDADE DA PROMOÇÃO: Assemelhado a Vale-Brinde. 3 – ÁREA DE ABRANGÊNCIA: Rio Branco/AC Manaus/AM Feira de […]

praticas-de-gestao-de-negocios-podem-transformar-um-time-de-futebol-gmad

Práticas de gestão de negócios podem transformar um time de futebol?

Há muito vemos o mundo corporativo encharcar-se de inspiração ao contratar palestras de profissionais do esporte a fim de extrair lições que possam sacudir as práticas de gestão e liderança. E o contrário? Vale? O Jocelito Canto e Paulo Balancin, gestores do Clube, acreditaram nisso ao vislumbrar num dos empresários da sua comunidade um perfil pragmático, comprometido e orientado para resultados. […]

Aguarde...

Infomad GMAD

Ao preencher esse cadastro, o incluimos em nosso mailling para receber noticias GMAD. Não substitui o cadastro solicitado pela loja no ato da compra.