Grupo GMAD
Você está em:
Loja Madeireira Palowa
(31) 3394-7722

Blog Dicas

banner_promob_cut_pro

Marcenaria sem Plano de Corte Perde Competitividade

Num fórum de discussão para identificar qual o plano de corte mais utilizado pelas marcenarias e seus benefícios, promovido pela Marcenaria Sustentável, muitos foram citados: O Corte Certo, o Promob Cut, o Corte Cloud, Lepton, WPS Optimizer, Top Solid e até plano de corte caseiro feito pela marcenaria. No entanto, o Promob Cut apareceu como o software mais usado pelas marcenarias de maior porte e o Corte certo ainda é o mais utilizado pela maioria. Marcio Brito VieiraA Proforma Marcenaria utiliza os dois – Corte Certo e Promob – e o sócio-fundador da empresa, arquiteto Márcio Brito Vieira,  vai nos contar as vantagens entre eles e os benefícios que trazem para a marcenaria.

 

 

 

  • Você sempre utilizou plano de corte em sua empresa?

A Proforma foi fundada em 2010, seis meses após abrir a empresa adotei o uso do Plano de Corte, o Corte Certo, que utilizo até hoje.

  • A implantação de um plano de corte trouxe ganhos imediatos para Marcenaria?

Sim, a otimização do uso do corte de chapas garante um ambiente mais limpo e organizado, livre de tanto resíduo, redução de custo e consequentemente ganhos de produtividade.

  • Então a adoção do plano de corte também aumentou sua lucratividade?

Sim, acaba sendo uma consequência, mas este ganho foi maior depois que incorporei o Promob Cut à produção.

  • Porque utilizar dois softwares para plano de corte?

Com o Promob eu ganho mais agilidade na produção, pois tudo está integrado, a chapa já sai cortada, furada, filetada e etiquetada. Tenho ganhos de produtividade, consigo fazer mais, por menos. Mas como trabalho com projetos especiais, nem tudo está na biblioteca do Promob, por isto mantive o Corte Certo.

  • Os dois planos te possibilitam ter um aproveitamento total da chapa?

Sim, eu aproveito praticamente toda a chapa, considerando que tem as aparas. Principalmente no trabalho com os padrões madeirados o ganho é muito grande,  pois não há desperdício e consigo total reaproveitamento das sobras.

  • Quais as vantagens e desvantagens entre os dois planos de corte?

Não diria vantagens ou desvantagens, embora tenham a mesma finalidade eu utilizo em processos diferentes. Adotei o Promob para fazer projetos mais simples, porém que tenho volume e o Corte Certo para acabamentos especiais que envolvem padrões que não existem na biblioteca do Promob. Como disse, o Promob me dá agilidade na produção por agregar outras funcionalidades, enquanto que o Corte Certo me possibilita maior customização.

  • Você encontrou resistência dos funcionários ao implementar novas tecnologias?

Não porque conversei muito com eles, obviamente que quando temos um software que te entrega a peça praticamente pronta a dependência com mão de obra diminui, mas fiz com que eles entendessem que nos processos de acabamento e principalmente na instalação, esta mão de obra continua sendo um diferencial.

  • O que a marcenaria deve levar em consideração na hora de escolher um plano de corte?

Deve ter um planejamento sobre o quanto produz e quanto pretende produzir daqui a dois anos ou cinco anos. Se pretende crescer deve pensar em adotar um plano de corte que de garanta agilidade na produção e até tenha outras funcionalidades integradas. Contudo, deve ter cautela para fazer o investimento que caiba no bolso.

  • Algumas marcenarias utilizam planos de corte caseiros. Isto funciona?

Nunca utilizei este recurso, acho que é mais uma questão de experiência do marceneiro, mas acho mais seguro fazer um investimento em um plano de corte, o Corte Certo, por exemplo, é possível adquirir por menos de R$ 1 mil e o Promob Cut R$ 3.500.

  • Você acha possível uma marcenaria ser competitiva sem um plano de corte?

Não. Sem um plano de corte é impossível criar processos dentro da marcenaria e uma empresa sem processo torna-se improdutiva e perde competitividade.

OUTROS DESTAQUES INFOMAD 15

1
Lançamentos Arauco
Imagem materia Elias leao
Elias Leão, o marceneiro da internet
4
Pré-lançamento Campanha Raspada Premiada
2
Aplicativos para marcenaria

Leia também

quem-tem-um-parceiro-tem-sorte-promocao-gmad-2019

Quem tem um parceiro tem sorte – Regulamento da promoção

CERTIFICADO DE AUTORIZAÇÃO SEAE No 05.000856/2019 1 – EMPRESAS PROMOTORAS: Empresa Mandatária:
Razão Social: ASSOCIACAO DAS EMPRESAS DO GRUPO GMAD
Endereço: GAL CARLOS CAVALCANTI Número: 585 Complemento: SALA 03 Bairro: UVARANAS Município: PONTA GROSSA UF: PR CEP:84025-000
CNPJ/MF no: 14.066.270/0001-00 2 – MODALIDADE DA PROMOÇÃO: Assemelhado a Vale-Brinde. 3 – ÁREA DE ABRANGÊNCIA: Rio Branco/AC Manaus/AM Feira de […]

praticas-de-gestao-de-negocios-podem-transformar-um-time-de-futebol-gmad

Práticas de gestão de negócios podem transformar um time de futebol?

Há muito vemos o mundo corporativo encharcar-se de inspiração ao contratar palestras de profissionais do esporte a fim de extrair lições que possam sacudir as práticas de gestão e liderança. E o contrário? Vale? O Jocelito Canto e Paulo Balancin, gestores do Clube, acreditaram nisso ao vislumbrar num dos empresários da sua comunidade um perfil pragmático, comprometido e orientado para resultados. […]

Aguarde...

Infomad GMAD

Ao preencher esse cadastro, o incluimos em nosso mailling para receber noticias GMAD. Não substitui o cadastro solicitado pela loja no ato da compra.