Grupo GMAD
Você está em:
Loja Madeireira Palowa
(31) 3394-7722

Blog Dicas

o-que-é-a-marcenaria-40-e-como-ela-pode-ajudar-sua-empresa-a-crescer

O que é a marcenaria 4.0 e como ela pode ajudar sua empresa a crescer

Você já ouviu falar em Indústria 4.0? Para chegar até esse conceito (que é importante conhecer!), é preciso relembrar um pouco das evoluções da indústria até aqui.

Depois da primeira revolução industrial, aquela marcada pelo início da mecanização (em especial no setor têxtil, a partir de 1780), o segmento fabril começou uma escalada em direção ao desenvolvimento. Um século depois, veio o início da utilização da eletricidade no chão de fábrica e, depois, no final da década de 1960, veio a automação. Agora, a sociedade como um todo se transforma ainda mais rapidamente com o surgimento e consolidação da internet.

E é justamente isso que marca a 4a onda da revolução industrial – a internet, uso massivo de dados e estatísticas, inteligência artificial, robótica… Em suma, tudo que consegue reunir e amplificar todas as mudanças dos últimos séculos. E caso você esteja se perguntando se isso impacta sua marcenaria de alguma forma, é justamente sobre isso que vamos falar.

O que é a marcenaria 4.0?

Basicamente, a marcenaria 4.0 é um termo amplo para designar uma marcenaria conectada e, por isso mesmo, mais inteligente. Uma marcenaria que, com ajuda da tecnologia, consegue produzir mais em menos tempo. E isso se dá por meio da internet das coisas.

Dessa forma, com ajuda da tecnologia e conectividade, é possível criar um fluxo de comunicação digital entre as máquinas e os trabalhadores. É possível obter, analisar e catalogar dados que antes se perdiam – e dados de produção são mais que números, são informações importantes para fomentar a boa gestão e crescimento de uma empresa.

Nesse contexto, por meio de softwares, todos conseguem ficar por dentro do que está acontecendo dentro – e até fora – da empresa. Isso engloba desde o funcionamento das máquinas até o atendimento no pós-venda. Se um cliente procura a marcenaria responsável por um projeto por conta de algum problema específico, a empresa é capaz de rastrear sua matéria prima e entender melhor o que houve, por exemplo.

capa-ebook-guia-do-marceneiro-inovador-gmad

Apesar da agilidade da evolução das tecnologias hoje, é preciso ter em mente que nem sempre entrar de cabeça na Marcenaria 4.0 será um processo rápido, especialmente quando se fala em pequenas empresas.

Isso é, inclusive, um ponto abordado na Sondagem Industrial feita pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). A pesquisa foi feita com empresários paranaenses, mas pode refletir também o cenário do restante do Brasil. Na sondagem, eles citam “interrupção durante implementação”, “dificuldades em atingir metas financeiras” e “falta de integração entre sistemas” como as principais dificuldades.

Mas para quem já quer refletir sobre o assunto e considerar a implementação, há uma página do próprio Ministério da Indústria, Comércio e Serviços, do Governo Federal, que apresenta uma série de medidas e passos que podem ajudar nesse processo.

E como o assunto é tecnologia e inovação, aproveite para conferir alguns dos lançamentos em maquinário para marcenarias dos últimos meses.

Leia também

quem-tem-um-parceiro-tem-sorte-promocao-gmad-2019

Quem tem um parceiro tem sorte – Regulamento da promoção

CERTIFICADO DE AUTORIZAÇÃO SEAE No 05.000856/2019 1 – EMPRESAS PROMOTORAS: Empresa Mandatária:
Razão Social: ASSOCIACAO DAS EMPRESAS DO GRUPO GMAD
Endereço: GAL CARLOS CAVALCANTI Número: 585 Complemento: SALA 03 Bairro: UVARANAS Município: PONTA GROSSA UF: PR CEP:84025-000
CNPJ/MF no: 14.066.270/0001-00 2 – MODALIDADE DA PROMOÇÃO: Assemelhado a Vale-Brinde. 3 – ÁREA DE ABRANGÊNCIA: Rio Branco/AC Manaus/AM Feira de […]

praticas-de-gestao-de-negocios-podem-transformar-um-time-de-futebol-gmad

Práticas de gestão de negócios podem transformar um time de futebol?

Há muito vemos o mundo corporativo encharcar-se de inspiração ao contratar palestras de profissionais do esporte a fim de extrair lições que possam sacudir as práticas de gestão e liderança. E o contrário? Vale? O Jocelito Canto e Paulo Balancin, gestores do Clube, acreditaram nisso ao vislumbrar num dos empresários da sua comunidade um perfil pragmático, comprometido e orientado para resultados. […]

Aguarde...

Infomad GMAD

Ao preencher esse cadastro, o incluimos em nosso mailling para receber noticias GMAD. Não substitui o cadastro solicitado pela loja no ato da compra.