Grupo GMAD
Você está em:
Loja Madeireira Palowa
(31) 3394-7722

Blog Dicas

A influência do projeto cromático  na decoração

Projeto cromático na decoração de escritórios

As cores são capazes de influenciar o corpo a produzir hormônios e de provocar sensações diferentes, podendo alterar o humor das pessoas.

Nos locais de trabalho, as tonalidades de móveis e paredes podem ajudar ou atrapalhar o desempenho dos colaboradores, bem como melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas.

A influência do projeto cromático na decoração

CORES QUENTES X CORES FRIAS

A influência do projeto cromático vai além do comportamento e pode interferir na percepção de espaço e de tempo. Cores quentes, por exemplo, aproximam objetos, deixando os ambientes menores, e dão a impressão de que o tempo passa mais rápido.

Já as frias afastam as coisas, ampliando os lugares, e a passagem do tempo é superestimada “demorando mais” a acontecer.

A influência do projeto cromático na decoração

Estes fatores – tanto quanto a ergonomia e a iluminação devem ser considerados ao mobiliar estes espaços. Neste post, explicamos a atuação de cada cor e como elas podem ser usadas a favor da produtividade.

TONS NEUTROS

Os tons neutros, como o off-white, bege e cinzas, são versáteis, atemporais e elegantes, além de criarem um fundo interessante para aplicação de cores intensas.

Em contrapartida, um ambiente 100% assim pode ficar monótono e sem personalidade. Por isto, é interessante aplicar outros tons, seja em mobiliários ou pinturas e adesivos de paredes. Isso não acaba com a seriedade do espaço corporativo, mas o torna mais leve, agradável e harmônico.

A influência do projeto cromático na decoração

TONS ESCUROS

Muito utilizado em hospitais e consultórios, o verde traz calma e tranquilidade. Tem um efeito especial sobre as pessoas que sofrem de enxaqueca, diminuindo a ocorrência das dores de cabeça.

Mas cuidado com os tons muito escuros, pois pode provocar a depressão.

A influência do projeto cromático na decoração

TONS DE AMARELO

O amarelo, por ser quente e alegre, traz vida e luminosidade, estimulando a inteligência. É indicado para escritórios que demandam muita concentração.

Um efeito peculiar desta cor é que ela dá a sensação de fome, o que pode ser bem aproveitado por restaurantes. No entanto, não deve ser utilizado em excesso porque pode causar angústia e cansaço.

O ideal é que seja aplicado em poucos móveis ou em pontos específicos.

A influência do projeto cromático na decoração

TONS DE AZUL

Mesmo sugerindo energia, o azul é referência cromática para calma, tranquilidade e seriedade. É uma boa opção para salas de reuniões e ambientes que precisem de energia ativa e alto astral. Assim como o verde, é importante que não seja muito escuro.

A influência do projeto cromático na decoração

BRANCO

A função principal do branco é multiplicar a luz, sendo um bom incentivo para a criatividade. Ele ajuda a focar nas coisas boas graças à clareza que traz ao cômodo.

Mas cuidado, pois um local com ausência de cores pode ficar muito monótono. Neste caso, alguns móveis coloridos trazem equilíbrio.

A influência do projeto cromático na decoração

TONS DE VERMELHO

Se utilizado com cuidado, o vermelho pode deixar o espaço corporativo mais dinâmico e animado. Em grandes espaços, deve ser usado em pequenas quantidades para fornecer calor e energia.

Mas se usado em excesso pode deixar o ambiente estressante e hostil. Em hipótese alguma recomenda-se o vermelho para salas de reunião.

A influência do projeto cromático na decoração

TONS DE ROXO

O roxo atua diretamente sobre o pulmão, coração e coluna. Ele aumenta a resistência dos músculos e tecidos ao mesmo tempo em que amplia o podre criativo.

Com o roxo, os níveis de ansiedade e medo diminuem. Ele não deve ser aplicado no ambiente como um todo, mas em uma parede, cadeira, ou armário. Isso já é o suficiente para garantir a eficácia deste tom.

A influência do projeto cromático na decoração

Fontes:
http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=40&Cod=525
http://pt.wix.com/blog/2013/07/efeito-cores-local-trabalho/
http://www.worksolution.ws/entenda-o-efeito-das-cores-no-ambiente-de-trabalho/

Leia também

quem-tem-um-parceiro-tem-sorte-promocao-gmad-2019

Quem tem um parceiro tem sorte – Regulamento da promoção

CERTIFICADO DE AUTORIZAÇÃO SEAE No 05.000856/2019 1 – EMPRESAS PROMOTORAS: Empresa Mandatária:
Razão Social: ASSOCIACAO DAS EMPRESAS DO GRUPO GMAD
Endereço: GAL CARLOS CAVALCANTI Número: 585 Complemento: SALA 03 Bairro: UVARANAS Município: PONTA GROSSA UF: PR CEP:84025-000
CNPJ/MF no: 14.066.270/0001-00 2 – MODALIDADE DA PROMOÇÃO: Assemelhado a Vale-Brinde. 3 – ÁREA DE ABRANGÊNCIA: Rio Branco/AC Manaus/AM Feira de […]

praticas-de-gestao-de-negocios-podem-transformar-um-time-de-futebol-gmad

Práticas de gestão de negócios podem transformar um time de futebol?

Há muito vemos o mundo corporativo encharcar-se de inspiração ao contratar palestras de profissionais do esporte a fim de extrair lições que possam sacudir as práticas de gestão e liderança. E o contrário? Vale? O Jocelito Canto e Paulo Balancin, gestores do Clube, acreditaram nisso ao vislumbrar num dos empresários da sua comunidade um perfil pragmático, comprometido e orientado para resultados. […]

Aguarde...

Infomad GMAD

Ao preencher esse cadastro, o incluimos em nosso mailling para receber noticias GMAD. Não substitui o cadastro solicitado pela loja no ato da compra.