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Adygea, Russia - January 2, 2018: app icons WhatsApp, YouTube, instagram, Facebook and Skype on the screen of the smartphone Xiaomi

Você conhece o WhatsApp Business? Veja como essa ferramenta pode mudar o seu relacionamento com os clientes

Você já parou para pensar na forma como você se comunica com os clientes da sua marcenaria? O e-mail, o telefone, o site ou as redes sociais, são satisfatórios para o processo de relacionamento com estas pessoas? De primeira, você deve ter pensado que sim.

Mas, se parar para pensar melhor, irá lembrar daquela vez que você teve dificuldade em encontrar uma conversa com o seu cliente em algum aplicativo de mensagens instantâneas ou de não ter visto uma mensagem fora do horário de trabalho e ter esquecido de responde-la no dia seguinte. Acertamos?

Pois, pensando nas necessidades de pequenos empreendedores como você, marceneiro, o WhatsApp criou uma nova ferramenta de comunicação que promete facilitar a rotina de diversos profissionais quando o assunto for se comunicar com clientes por meio de smartphones: o WhatsApp Business. Quer saber mais e conhecer seus benefícios? Então, continue lendo este texto!

O que é o WhatsApp Business?

É um aplicativo gratuito, disponível para dispositivos com sistema Android, que tem como objetivo facilitar a interação de pequenas empresas com seus clientes, por meio de ferramentas para automatizar, organizar e responder as mensagens de forma rápida. Suas funções, como o envio de fotos e mensagens, são muito similares às do WhatsApp Messenger, portanto, você não terá nenhuma dificuldade para utiliza-lo.

marcenaria

Quais os seus benefícios?

Apesar de apresentar funcionalidades em comum com outros aplicativos de mensagens, o WhatsApp Business promete facilitar o dia a dia de donos – e funcionários – de pequenas empresas. Conheça os principais benefícios:

Criação de perfil

A versão que você utiliza para uso pessoal, possui um espaço para a colocação de uma foto, nome e status, certo? Mas, na versão Business, você pode ir além! É possível acrescentar outras informações essenciais do seu negócio no perfil, como horário de funcionamento ou atendimento, link do site (se tiver), categoria do negócio, descrição e a localização da sua empresa.

Utilização de etiquetas

Como você faz para lembrar de responder alguma mensagem ou para controlar o status de atendimento dos seus clientes? Deixa as conversas como “não lidas”? Acrescenta alguma informação no nome do contato?

Para facilitar a identificação das mensagens e o seu controle de relacionamento, esta versão do WhatsApp permite a criação de etiquetas. Por exemplo: “Aguardando retorno”, “Enviar orçamento”, “Pagamento pendente”, “Novo cliente”, e assim por diante, conforme a sua necessidade. Com este recurso, você poderá ter mais controle e organização, mantendo o contato correto, com a pessoa correta, e abordando o assunto correto.

Envio de mensagens rápidas

Se você utilizava a versão Messenger do WhatsApp para se comunicar com seus clientes, então com certeza você já recebeu alguma mensagem fora do horário ou no final de semana, por exemplo, quando sua marcenaria estava fechada.

Se você sentia falta de dar um retorno para estas pessoas, com o Business é possível a criação de mensagens de ausência. Além disso, é possível criar uma mensagem de saudação, para apresentar sua empresa, e as respostas rápidas. Com este último recurso, você pode salvar as mensagens que você costuma enviar com maior frequência e reutiliza-las para responder as perguntas mais comuns que sua marcenaria recebe.

O que achou desta nova ferramenta de comunicação? Com certeza, ela irá tornar o seu processo de comunicação com seus clientes ainda mais ágil, fácil e organizado. Você sabia que o Instagram pode ser uma outra ferramenta muito importante para alavancar suas vendas? Veja como utiliza-lo.

Você sabe o que é CRM? Entenda como implantar na sua marcenaria

O que é relacionamento com o cliente para você? É uma ligação? Uma resposta por WhatsApp
ou por e-mail? Ou, até mesmo, uma curtida de um comentário ou de uma foto nas redes
sociais da sua marcenaria? Pois saiba que é isto e muito mais!
Você já deve ter ido em alguma loja de roupas, por exemplo, e deve ter se perguntado: por
que nos fazem tantas perguntas pessoais no momento em que estamos efetuando o
pagamento? O que farão com a data do meu nascimento, o número da minha calça e o
endereço da minha casa? Agora você já tem uma resposta: isto é relacionamento! E,
atualmente, mais chamado de Customer Relationship Management (CRM), ou seja, a Gestão
de Relacionamento com o Cliente.
Quer saber mais sobre este conceito e como ele pode auxiliar a sua marcenaria no
relacionamento com os seus clientes e no seu processo de venda? Então, continue lendo este
texto.

O que é CRM?

Em sua definição prática, é um software que tem como função gerenciar e melhorar a relação
entre a empresa e seus clientes. Neste sentido, ele visa a satisfação e a fidelização por meio da
automatização e organização de processos, auxiliando na redução de custos e no aumento da
venda – e, consequentemente, no lucro da sua empresa.
Com ele, além de outras possibilidades, você poderá reunir em um só lugar todas as
informações que dizem respeito a quem compra seus produtos e serviços. Você poderá
analisar e gerenciar as interações com seus clientes, saber do que gostam e, com isso, ter a
oportunidade de antecipar suas necessidades, e ter maior assertividade na captação de outros
consumidores para a sua empresa.

Quais são os seus benefícios?

Ao reunir em um só lugar as informações sobre seus clientes, você tem a possibilidade de
enxergar o seu negócio de forma mais ampla. Seus funcionários poderão ter acesso às
informações a qualquer momento e em qualquer lugar, e isso te auxiliará a tomar decisões de
forma mais rápida, quando necessário. Esta funcionalidade também traz maior agilidade para a
comunicação entre a equipe, e a criação de processos mais eficientes. Todos estes benefícios
resultam em maior produtividade para o seu negócio.
Além disso, o CRM pode te auxiliar naquele momento de follow-up de venda. Mas, o que isso
quer dizer? Uma pessoa entrou em contato com a sua marcenaria pedindo o orçamento de um
espaço, mas acabou não fechando o negócio. Nesta hora você faz o que? É neste momento
que muitas empresas perdem possíveis clientes. Com uma ferramenta de gerenciamento de
relacionamento, você tem recursos para entender os motivos da desistência e como retomar,
o contato para que esta pessoa se torne um cliente efetivo.

Como implantar na sua marcenaria

Para começar, você deve procurar no mercado uma opção de CRM que seja adequada para o
seu negócio. Depois de contratar o serviço, é essencial que todos saibam mexer e entender
como a ferramenta funciona. Fique atento para um ponto importante: a partir do momento

que você decidir por esta implementação, é fundamental que você “compre a ideia” e use o
recurso, de forma a se tornar um exemplo para os demais.
Aí, é só começar a utilizar. Se você já tiver alguma planilha ou outro documento que reúna as
informações do seu cliente, é possível importar para a ferramenta. Caso não, inicie fazendo um
cadastro manual e registre nome, endereço, data de aniversário, compras realizadas, canais
preferidos para atendimento, preferências de produtos, entre outros itens que você julgar
necessário.
Um dos canais de contato com seus clientes é a rede social. Veja como utiliza-la na sua
marcenaria.

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Ferramentas gratuitas de marketing digital que você pode utilizar na sua marcenaria

Você está precisando dar um “up” nos seus negócios e não sabe como? Você já parou para pensar em como está a presença da sua marcenaria no mundo online? Então talvez seja a hora de investir em estratégias de marketing digital.

Este conjunto de atividades que a sua empresa pode executar na internet pode trazer diversos benefícios para a sua marcenaria, como atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver a identidade da sua marca. Mas, tudo isso não precisa ser sinônimo de complexidade e investimento de dinheiro.

Neste texto, vamos te mostrar como é possível, sem gastar nada, implementar ferramentas de marketing de digital que vão te auxiliar a impulsionar o seu negócio no mercado.

Google Meu Negócio

Quando seus clientes digitam o nome da sua marcenaria no Google o que acontece? Nada? Então você precisa criar o perfil da sua empresa por meio desta ferramenta.

Inserindo algumas informações, como nome, endereço, telefone e horário de funcionamento, seus clientes já poderão te encontrar na internet. Além disso, é possível criar um site e interagir com seus clientes em smartphones, tablets ou computadores gratuitamente.

Google Trends

Sabe aquele momento em que você abre o Google (ou outro mecanismo de busca) para procurar uma informação sobre determinado assunto? Assim como você, outras milhões de pessoas fazem a mesma coisa e, por muitas vezes, podem estar procurando o mesmo que você.

Com o Google Trends é possível ver a evolução do número de buscas por determinadas expressões, ou seja, as palavras-chave que estão sendo mais digitadas, buscadas, e em alta na internet. No caso do seu negócio, esta ferramenta pode ser útil para saber o que os consumidores buscam quando o assunto é marcenaria. Se você está com dúvida se deve ou não, por exemplo, investir em novos tipos de materiais para fabricar seus móveis, você pode utilizar esta ferramenta para saber como está o nível de busca por móveis sob medida neste determinado material. Você ainda consegue descobrir em qual país e em qual canal esta procura é mais significativa.

Wix

Se você acha que ter um site é somente para grandes empresas ou que o seu desenvolvimento só é possível por profissionais da área, então abra a sua mente e conheça o Wix. Com esta ferramenta é possível desenvolver um site para o seu negócio, que pode ser enviado pronto para você – já que é desenvolvido por Inteligência Artificial da Wix -, ou você mesmo pode criar do zero, escolhendo os mais diversos tipos de layouts, cores, fontes, etc.

Mail Chimp

Você quer manter o contato com clientes e possíveis clientes por e-mail? Então esta é a ferramenta adequada para isso! Embora o Mail Chimp tenha a sua versão paga, alguns recursos, como o envio de e-mails marketing, é gratuito. Você tem a possibilidade de disparar uma média de 12 mil e-mails por mês para até 2 mil contatos diferentes.

Gerador de Títulos

Precisa de ajuda para fazer o título de uma postagem na sua rede social ou para algum texto? Então essa ferramenta irá fazer aflorar o jornalista que existe em você!

Você precisa somente inserir três termos de pesquisa de seu interesse e a ferramenta gera sete títulos diferentes para você avaliar qual mais se adequa ao seu conteúdo. Muito fácil e rápido!

Aproveite para ver como você pode utilizar o Instagram para alavancar suas vendas.

 

voce-ja-ouviu-falar-de-area-zen

Você já ouviu falar de área zen? Confira como empresas estão implantando esses espaços para seus funcionários

Quando se fala em arquitetura corporativa, uma tendência vem ganhando cada vez mais espaço nos últimos anos. É a da área zen, ou seja, uma área verde implantada pelas empresas e que pode melhorar a produtividade dos funcionários por meio do aumento da qualidade de vida durante o horário comercial.

Várias grandes empresas implantaram as suas – a Amazon, por exemplo, oferece aos seus colaboradores da sede em Seattle, nos Estados Unidos, uma área verde que inclui até uma estufa, tudo para que seus funcionários possam “pensar de forma mais criativa e ter ideias que não teriam no escritório”, como divulgou a própria companhia. A sede do Google na Califórnia também tem uma área de arquitetura futurista com área de convívio que inclui mesas, bancos, horta e local para prática de esportes como ioga e bicicleta.

E essa ideia pode ser adaptada para empresas que desejem oferecer o mesmo estilo de ambiente para que seus colaboradores possam descansar ou socializar. A área zen pode ser um espaço multiuso remodelado – pode servir tanto como refeitório na hora das refeições quanto como espaço de convivência e brainstorm nos outros momentos do dia. E os móveis têm grande importância nessa missão – e é aí que entra sua oportunidade de entrar em um novo mercado e ampliar sua cartela de clientes.

Como montar uma área zen

Grandes mesas, balcões, decks, conceito aberto e integração com o interior são itens que têm tudo a ver com uma área zen. Quando o espaço disponível na empresa para a criação de algo do tipo não for muito grande, uma boa ideia é a de apostar na integração entre o interior e o exterior, deixando o ambiente o mais aberto possível, sem divisórias. Isso cria a ilusão de maior amplitude e também aumenta a possibilidade de socialização entre os grupos que estiverem na área.

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Móveis para área externa

Aproveite-se também dos conceitos mais usados em mobiliário externo, ou seja, móveis resistentes e confortáveis, que possam ser impermeabilizados. Aposte na utilização da madeira, que pode estar presente em decks, mesas coletivas, bancos e pergolados. O pergolado é uma boa opção porque pode ou não ser coberto com vidro (dependendo das condições climáticas de onde estiver localizada a empresa) e ainda assim garantir a incidência de luz natural.

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Aposte no verde

Para completar a área zen, é claro que não podem faltar plantas. Elas deixam o ambiente mais aconchegante, ao mesmo tempo que também ajudam a purificar o ar. Nas pessoas, os efeitos também são positivos – ajudam a estimular a criatividade e inspiram a concentração, além de ajudar também a relaxar e descansar os olhos.

Para lugares com um pouco mais espaço disponível, também é possível reservar uma pequena área para uma horta coletiva – temperos como manjericão, hortelã, orégano e alecrim são fáceis de serem cultivados e não exigem grande espaço para cultivo.

E já que o post de hoje foi sobre mobiliário corporativo, que tal ler também sobre móveis para lojas comerciais?

Saindo-da-caixa-como-explorar-o-mercado-de-móveis-para-motor-home-e-trailers

Saindo da caixa: Como explorar o mercado de móveis para motor home e trailers

Os trailers e motor homes são veículos ainda pouco comuns no Brasil – especialmente em comparação com países como os Estados Unidos, por exemplo, onde a cultura de viajar pelo país nessas casas sobre rodas é forte. Mesmo assim, o público interessado neles vem crescendo – e entender um pouco mais desse nicho de mercado pode fazer com que as portas da sua empresa se abram para esses novos clientes.

Em primeiro lugar, como o próprio nome indica, esses veículos são basicamente casas sobre rodas – e casas precisam, é claro, de móveis. Nesse caso específico, porém, tudo precisa ser muito bem pensado. Os móveis precisam ser todos sob medida, leves e multifuncionais.

Como criar móveis para motor home e trailers

É claro que o projeto dos móveis e ambientes é algo que faz parte do dia a dia de qualquer marcenaria. Mas nesse caso, isso é ainda mais importante. Como o espaço nesses veículos é bastante reduzido, absolutamente tudo precisa ser planejado previamente para que o ambiente seja funcional. Além disso, quanto mais móveis forem multifuncionais, melhor. Uma cama, por exemplo, pode virar um sofá, uma mesa dobrável pode ficar escondida dentro de um armário.

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Pense no armazenamento

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Como qualquer ambiente com espaço reduzido, é importante que os móveis sejam projetados de forma a otimizar os espaços de armazenamento. Os bancos, por exemplo, podem ter interior oco; a cama pode ser projetada para abrigar gavetas ou divisórias na parte debaixo; os armários podem ter divisórias customizáveis para que o próprio cliente escolha como organizar seu espaço interno.

Além disso, como complemento, há também acessórios que podem facilitar a vida dentro de um veículo como esse – cabides mais finos (especialmente os de veludo, que não deixam as peças escorregarem) ou múltiplos.

Pense também nas necessidades específicas para cada um dos cômodos, para que se mantenham sempre organizados. A cozinha deve ter armários adequados para receber ingredientes (nicho para pequenos potes de tempero, por exemplo), e uma tábua para cortar alimentos que se encaixe exatamente na cuba da pia também é uma boa para ganhar espaço. O banheiro deve ter espaço adequado para produtos de higiene, como shampoo e condicionador.

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Necessidades específicas

Na etapa do planejamento, pergunte também ao seu cliente quais são os hábitos dele com relação ao motor home – para onde gosta de viajar e o que gosta de fazer. Para uma pessoa que gosta muito de cozinhar ao ar livre, um local para armazenar uma grelha e uma pequena mesa dobrável com banquetas pode ser muito útil.

Para quem pretende ficar muito tempo na estrada, um varal ou local para pendurar roupas (como uma corda com ganchos) na parte externa também pode vir a calhar. Já para quem busca um veículo ainda mais autossuficiente, também é possível instalar placas de captação de energia solar no teto.

E, se você pretende, além de criar móveis para espaços diferentes, também começar a restaurar espaços e peças já prontos, aqui damos algumas dicas sobre o assunto.

como-fazer-parcerias-pode-aumentar-suas-vendas

Como fazer parcerias pode aumentar suas vendas

Todo empresário e comerciante está em busca de formas para aumentar suas vendas, conquistar mais clientes e abranger novos públicos, certo? Pois uma das formas de fazer isso é também buscando formas criativas de fazer parcerias com gente que já está presente no dia a dia do negócio. No caso das marcenarias, você pode pensar em parcerias com arquitetos, fornecedores, paisagistas e outras pessoas ligadas ao ramo como forma de divulgar seu trabalho e expandir seu leque de clientes.

Seja qual for a parceria que você vai propor – ou para qual segmento/profissional do setor – é sempre importante pensar que ela precisa ser vantajosa para ambos os lados, não apenas para você. E que quanto mais frutos gerar, mais duradoura será. Além disso, também é essencial deixar claro quais serão as responsabilidades de cada parte no acordo, o que seu parceiro fará e quais são suas contrapartidas.

Parcerias com fornecedores

As parcerias podem funcionar de diversas maneiras e qual estilo vai funcionar melhor para você depende do estilo do seu negócio e seus clientes. Entre as mais comuns, estão parcerias com fornecedores. Você pode entrar em contato com aqueles de quem é mais próximo e propor algumas ações. Pode ser um desconto em determinado produto, por exemplo – o fornecedor oferece um desconto, você acrescenta mais um percentual e consegue chegar a um preço menor para o cliente final.

Vocês também podem bolar eventos ou ações promocionais que podem tanto ser realizados na própria marcenaria ou outro local. A pauta pode ser a divulgação de um lançamento do seu fornecedor para clientes em potencial ou arquitetos parceiros com objetivo de fechar negócios para o futuro. Ou durante o próprio evento, com alguma condição especial acordada por vocês.

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Parcerias com arquitetos e outros profissionais da área

A dupla marceneiro e arquiteto costuma funcionar muito bem. Então, sempre que puder, faça contatos e trabalhe em parceria com esses profissionais, que podem te trazer muitos novos clientes. Mais do que o contato ocasional e indicação mútua no dia a dia, você também oferecer seu espaço para reunir seus clientes, o arquiteto e os clientes dele.

Nesse caso, ele pode divulgar seus serviços e dar uma consultoria básica, enquanto você pode mostrar na prática algumas das ideias. Você pode ainda oferecer algum percentual sobre as vendas que tiveram participação direta dos arquitetos com os quais trabalha.

O mesmo tipo de parceria pode funcionar muito bem com outros profissionais ligados ao setor – como paisagistas, decoradores, lojas de decoração, plantas ou objetos para casa e até universidades e cursos profissionalizantes. Esse tipo de acordo pode envolver programas de fidelidade para os clientes finais, descontos por indicação, venda em consignação das suas pessoas ou até divulgação mútua nos espaços comerciais, boca a boca ou online. O céu é o limite e tudo depende da sua criatividade para encontrar opções que funcionem para conseguir mais clientes e vender mais.

Lembre-se sempre da regra de ouro de propor algo que seja vantajoso para ambos e deixe bem clara sua contrapartida, para que não haja frustração posterior. Se preferir, crie também um documento por escrito que vai conter as regras e acordos firmados entre as partes – e que será assinado por ambos também. Isso pode dar mais segurança tanto para você quanto para seu parceiro, além de dar também mais credibilidade à parceria.

E agora que você já está planejando suas parcerias futuras, saiba também porque é importante fidelizar os clientes.

 

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Como usar o Instagram para alavancar suas vendas

Com 50 milhões de usuários ativos mensais no Instagram, o Brasil hoje é o segundo país que mais utiliza o aplicativo de compartilhamento de fotos no mundo. E segundo o próprio Instagram, que divulgou os dados, os números seguem crescendo – no mundo, cerca de um bilhão de pessoas têm suas contas por lá. E não há dúvidas de que há muito tempo o aplicativo deixou de ser apenas uma rede social para se transformar em uma ferramenta de trabalho. E ela pode te ajudar muito a alavancar suas vendas e chegar a novos clientes.

Como usar melhor o Instagram nos negócios?

Para começar, existem alguns preceitos básicos que podem ajudar caso você decida usar seu Instagram para negócios. Como essa é uma rede social essencialmente visual, preze sempre pela qualidade das imagens. Prefira sempre fotos claras e objetivas – e, claro, seja assíduo. É importante que sua conta seja atualizada pelo menos algumas vezes por semana, assim como os comentários e perguntas também devem ser respondidos.

Além disso, aproveite para alterar sua conta de pessoal para comercial – é possível fazer isso na aba de configurações. Assim, você terá acesso a dados exclusivos disponíveis apenas para as empresas. Você conseguirá descobrir de onde são seus seguidores, quais os dias e horários em que eles mais acessam o aplicativo e qual tipo de conteúdo mais gostam. Assim, você pode ir adequando seu conteúdo de forma a atingir públicos cada vez maiores.

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Feed x Stories

O Instagram conta com dois tipos principais de publicações – as do feed, ou seja, que ficam na sua timeline, e os stories (aquelas bolinhas que ficam na parte superior da tela). Aos poucos, vendo o retorno do seu público para suas postagens, você pode analisar o que funciona melhor na sua conta. Mas em geral, as fotos mais bonitas (de um projeto acabado) ou então um antes/depois impressionante (de uma reforma ou restauro, por exemplo) são tipos de conteúdos que funcionam muito bem no feed.

Já os stories, que são fotos ou pequenos vídeos de 15 segundos, podem ser a área ideal para mostrar aos seus seguidores como funciona seu processo de trabalho.

Lembre-se se também que os recursos de interatividade fornecidos pelo próprio Instagram são ótimos para engajar seus seguidores – faça enquetes, inclua a caixa de dúvidas ou até gifs divertidos se for o seu estilo. O aplicativo tem muitos recursos disponíveis e, aos poucos, é possível ir descobrindo e utilizando todos que fizerem sentido para você.

Apesar de sumirem em 24 horas, você pode selecionar os stories que quer que fiquem sempre disponíveis no seu perfil e criar um ‘destaque’ – são as bolinhas que ficam abaixo da descrição de uma conta, antes do início do feed.

Dica extra

Alguns aplicativos ou ferramentas já permitem agendamento de posts tanto no feed quanto nos stories. Para empresas, eles podem ser uma ótima opção, pois é possível utilizá-los também no computador, o que facilita na hora de responder mensagens e comentários. Os dois mais famosos atualmente são Postgrain (apenas para computador) e o Later (computador e aplicativo de celular).

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Venda online pelo Instagram

O Instagram também tem disponível um recurso voltado para quem quer vender seus produtos online diretamente pelo aplicativo. Essa funcionalidade ainda não é das mais simples, mas pode ser uma boa para ampliar seu leque de clientes. Em primeiro lugar, sua conta no Instagram precisa ser, obrigatoriamente, comercial. Além disso, você precisa ter também uma página do seu negócio no Facebook (mais informações aqui).

Na sua página do Facebook, você vai precisar configurar um catálogo online – isso pode ser feito pela aba ‘Loja’ da sua fanpage. Por lá, é possível adicionar as fotos e informações dos produtos que você deseja vender. Assim que esses produtos forem aprovados pela plataforma, você consegue linkar os produtos à venda na sua loja do Facebook nas postagens do Instagram – contanto que as duas páginas estejam conectadas. Um exemplo de passo a passo completo de como configurar a loja pode ser encontrado aqui.

Se você chegou até aqui e pretende usar as redes sociais como uma ferramenta de trabalho para sua marcenaria, aqui você encontra mais cinco dicas.

como-harmonizar-cores-e-moveis-no-ambiente

Como harmonizar cores nos móveis e no ambiente

Que os tons neutros são mais versáteis – e até mais fáceis de combinar – em um projeto ou ambiente, todo mundo sabe. Mas adicionar uma cor, ou até muitas delas, pode ser um jeito fácil de dar mais vida a um cômodo.

Afinal, as cores influenciam no humor das pessoas e interferem até mesmo na sensação de espaço. Elas podem fazer com que um ambiente pareça maior ou menor só de acordo com os tons escolhidos para móveis e paredes, por exemplo.

No caso de ambientes pequenos, a aposta mais certeira é nos tons mais suaves – ou então deixar as cores vibrantes apenas para pequenos detalhes. Já para espaços maiores, aí os tons mais fortes estão liberados mesmo em peças maiores de mobiliário, decoração ou mesmo nas paredes.

Circulo cromático

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Uma das formas mais simples e conhecidas de fazer combinações de cores é usando o círculo cromático (ou roda de cores, como também é chamado). Basicamente, o circulo cromático é uma representação simplificada das cores que o olho humano enxerga – em geral, ele é dividido em 12 ou 24 fatias e vários subtons.

Há várias formas de combinar cores usando essa ferramenta – todas muito simples. Inclusive, vale salvar a imagem no celular para consultar quando surgir uma dúvida. As combinações que mais funcionam são as seguintes:

Complementares

São as cores que ficam de lados opostos da roda, como vermelho e verde, azul e laranja, etc. Para quem gosta de contrastes!

Análogas

São as que aparecem em sequência no círculo – você pode juntar duas ou três cores que fiquem uma ao lado da outra, como verde, amarelo e laranja, por exemplo.

Tríade

São três cores que formam um triângulo (ângulo de 60o entre uma e outra), como verde, laranja e roxo. Lembrando que as combinações valem para os subtons de cada cor também.

Coolors

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O Coolors é um site e aplicativo (tem para iOS) que serve para te ajudar a montar paletas de cores harmônicas. Para quem estiver sem criatividade e quiser sugestões, é só ir apertando a barra de espaço que várias combinações de cinco cores vão surgir na sua tela.

Se um tom específico (ou mais) te chamar atenção, é só clicar no cadeado que aparece sobre ela – esse tom ficará fixado na tela e você pode ver as mais variadas combinações envolvendo aquele tom específico também apertando a barra de espaço. É grátis, muito fácil de usar e você ainda consegue salvar suas combinações favoritas.

Adobe Color CC

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Para quem gostou de brincar com o círculo cromático e quer partir para o próximo nível, uma boa opção é o Adobe Color CC, que é um site gratuito da mesma empresa que produz softwares como Photoshop e Lightroom.

Nele, você consegue brincar com o próprio círculo – é só selecionar o tipo de combinação que está procurando (análogo, monocromático, tríade, complementar, etc) e você consegue ir encontrando as tonalidades que mais te agradam com facilidade. Também dá para ajustar os subtons que você busca, dos tons pastel aos super vibrantes.

Se você gosta de usar novas tecnologias, separamos mais alguns aplicativos para marcenaria que você pode usar para melhorar a produtividade do seu negócio. Confira aqui.

o-que-esperar-da-economia-em-2019-veja-perspectivas-da-indústria-e-resultados-do-setor-moveleiro

O que esperar da economia em 2019? Veja perspectivas da indústria e resultados do setor moveleiro

A economia brasileira deve crescer em 2019 se as perspectivas divulgadas pelo Banco Central (BC) no último dia 20 de dezembro se concretizarem neste próximo ano. Segundo dados do Relatório Trimestral da Inflação, o Produto Interno Bruno (PIB) brasileiro deve ficar 2,4% positivo no próximo ano. O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia.

De acordo com o próprio Banco Central, essa é uma projeção feita levando em conta a continuidade da retomada gradual da atividade econômica do país ao longo dos próximos meses. As previsões para agropecuária e indústria em 2019 também são positivas – 2% e 2,9%, respectivamente. Já o setor de comércio e serviços deve crescer 2,1% segundo as projeções. O consumo das famílias deve ter crescimento de 2,5%, enquanto os investimentos devem ter alta de 4,4%.

Já as estimativas para o crescimento das exportações foram revistas, mas seguem positivas – de 6% para 5,7%. A projeção para as importações passou de 5,9% para 6,1% neste último relatório divulgado em dezembro. O BC também acredita que o crescimento do PIB brasileiro em 2018 deve ficar em torno de 1,4%.

A entidade não divulgou dados específicos para cada setor industrial brasileiro. Os últimos números divulgados por entidades do setor moveleiro, porém, apontaram resultados positivos em 2018, o que pode indicar perspectiva otimista para esse setor no próximo ano.

E o setor moveleiro?

Em 2018, a indústria de bens duráveis (entre os quais estão os móveis) passou por altos e baixos – sendo os baixos, em geral, ligados ao período de abril e maio, época da paralisação dos caminhoneiros.

Mesmo assim, o cenário seguiu positivo. No acumulado do primeiro semestre do ano, a indústria moveleira teve 5,5% de crescimento em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na Pesquisa Mensal da Indústria.

Já em outubro, mês da pesquisa mais recente divulgada pelo IBGE, a alta do setor de bens duráveis foi de 4,4%. A indústria moveleira especificamente cresceu 0,9%.

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Exportações de móveis

Outro índice positivo da indústria moveleira é o de exportações. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), o crescimento nas vendas externas em novembro de 2018 foi 20,5% maior em comparação com o mesmo mês de 2017.

No acumulado do ano, a variação foi 16,5% positiva. O panorama ainda indica que o principal segmento a se beneficiar foi o de móveis de madeira, que foram os mais exportados. No total, o setor foi responsável por 84,4% das vendas para outros países em novembro. O restante ficou com estofados, móveis de metal e colchões.

Cotação do dólar

Ainda de acordo com dados do Banco Central divulgados em dezembro, a projeção do mercado financeiro para a taxa de câmbio no final de 2018 ficou em R$ 3,83. Já para o final do próximo ano, a estimativa é de que cada dólar esteja custando R$ 3,80.

O setor moveleiro contribui muito para a economia, mas você sabe como? Já falamos sobre isso, confira aqui.

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Living Coral: conheça a cor do ano de 2019

Se depender da cor do ano de 2019, os próximos meses serão felizes e leves! Segundo a Pantone, empresa norte-americana mundialmente conhecida pelo seu sistema de cores que influencia diversos setores da indústria, a cor de 2019 será a Living Coral (coral vivo).

O tom fica entre o laranja e o rosa. “O coral vivo acolhe e incentiva a atividade alegre, simbolizando a nossa necessidade inata de otimismo e expressão lúdica”, explicou o instituto, ao revelar o tom de 2019.

Todos os anos, a empresa faz uma extensa pesquisa de tendências até chegar na cor que mais descreve o momento atual da sociedade. Justamente por isso, pode apostar: a cor estará por tudo nestes próximos 12 meses, da moda à movelaria, do design industrial ao design de produto.

A invasão coral

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Desde o final de 2018, o tom já começou a dar as caras nas passarelas (grandes grifes como Marc Jacobs incluíram peças em tons de coral nos desfiles) e até na tecnologia. Um dos modelos do novo Iphone XS, da Apple, por exemplo, anunciado nos últimos meses de 2018 é justamente… Coral, claro!

O Living Coral só foi anunciado como a cor de 2019 em dezembro, mas a Pantone jura que a escolha estava definida desde antes do anúncio da Apple. Seja como for, se é coincidência ou apenas inconsciente coletivo, é bom estar preparado para a invasão coral que vem aí.

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Living Coral na decoração

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Inspirada no fundo do mar, cor do ano é descrita como “suave e vibrante” ao mesmo tempo, com subtom dourado. Na decoração, o Living Coral é versátil. Para quem prefere ambientes que tendem ao monocromático, uma boa ideia é combinar o tom com outras cores mais terrosas, que também são tendência na decoração hoje.

Já para quem prefere contraste, o ideal é combinar a cor com tons de verde, especialmente os mais profundos. Detalhes em Living Coral combinados com o verde das plantas, por exemplo, são uma aposta certeira. O conceito de floresta urbana (no inglês urban jungle), que traz os mais variados tipos de folhagens e subtons de verde para dentro dos projetos é uma das grandes tendências da arquitetura moderna.

Por ser uma cor vibrante, também complementa muito bem paletas mais sóbrias, com tons de cinza, preto e marinho.

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Objetos Pantone

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Não é só de definir tendências que vive a Pantone. A empresa também aproveita suas pesquisas para surfar na onda da cor do ano. De cadernos, canecas e objetos de decoração até uma biblioteca chamada de Cotton Swatch Library (que apresenta 2.310 amostras de cores em tecido de algodão para indústrias da moda e decoração), tudo está disponível na própria loja online deles.

As canecas, por exemplo, custam R$ 180 – e a desse ano, em Living Coral, já está à venda; os cadernos, R$ 67 cada; as ecobags, R$ 87. Já a biblioteca de amostras de cor chega a custar mais de R$ 43 mil.

Agora que você já sabe qual a cor de 2019 e suas aplicações, como vai usá-la em seus projetos? Confira também as cores metalizadas, uma tendência que continua na marcenaria clicando aqui.

Pergolado: ofereça para os seus clientes

Com certeza você, ao menos uma vez, já ouviu falar sobre pergolado. A estrutura é uma forma criativa, simples e barata de decorar a área externa de um imóvel, como jardim, varanda, piscina e churrasqueira. É a cobertura ideal para quem quer manter a iluminação natural e ventilação.

O nome vem das pérgolas italianas, o suporte de plantio de parreiras de uva. Atualmente, é mais utilizado para a decoração e extensão de áreas cobertas.

Podem ser utilizados ferro, bambu, alumínio, concreto, porém, a madeira dá um toque rústico e de bom gosto ao pergolado. Para construí-lo, o primeiro passo é fazer um projeto, para evitar acidentes, desperdício de materiais e problemas estruturais. Como se trata de uma estrutura simples, não há muitas dificuldades em fazê-la, como pode ver na imagem abaixo:

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O importante é ter um bom suporte instalado, com cerca de 6 m² e impermeabilizado, pois a madeira fica exposta às mudanças climáticas e insetos que podem danificar o material. A manutenção deve ser periódica e da maneira mais apropriada, utilizando lixa, verniz e tinta. Esses cuidados, farão com que a o pergolado seja conservado por muitos anos.

Para decorar, sofás, redes, pufes, mesas de vidro, vasos, bancos e lanternas são alguns dos objetos que combinam com o pergolado de madeira, assim como colocar plantas. As trepadeiras podem encobrir as vigas e o teto, por exemplo, e conseguem valorizar ainda mais o ambiente.

Temos algumas ideias de pergolado para dar charme à casa de seus clientes:

Aumentar a varanda e terraço

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Nada como ter um espaço confortável para receber os amigos e a família. Se a casa não tem um local aconchegante ou pode aproveitar melhor o jardim, construir um pergolado amplo com um espaço gourmet, cheio de bancos, almofadas e mesas pode transformar a parte externa da residência.

Pergolado com churrasqueira

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Para o famoso “cantinho do guerreiro”, a churrasqueira, é ideal uma cobertura, para que os dias de chuva ou muito sol não atrapalhem o momento de descontração.

Pergolado com ofurô

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Unir dois charmosos itens de decoração, como ofurô e pergolado, pode valorizar ainda mais a área da piscina, além de ser o ambiente ideal para aliviar o stress do dia a dia.

Pergolado para a entrada

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Para quem não está satisfeito apenas com uma entrada tradicional para a sua casa ou precisa colocar uma cobertura entre o portão e a porta, o pergolado de madeira pode ser a saída ideal.

Pergolado com cobertura de vidro

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Quando se trata de cobertura, utilizar chapa de vidro fosco ou acrílico é o mais comum. É uma forma de conservar a madeira da umidade, dar um ar moderno e também proteger o ambiente da chuva e da luz solar.

Por ser um material pesado, é de extrema importância fazer uma base que suporte o vidro para evitar possíveis acidentes.

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O vidro pode ser usado também no espaço da garagem.

Pergolado com árvore

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O pergolado de madeira combina muito com a natureza, e misturá-lo com árvores oferece um ar rústico e de tranquilidade para qualquer ambiente.

Pergolado com planta

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Inspirado em sua ideia original, dar suporte a uma planta, colocar uma planta trepadeira em um pergolado consegue deixar qualquer jardim mais bonito.

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Ferramentas e maquinários lançados em 2018

Você também é daquelas pessoas que quando chega dezembro aproveita para fazer um balanço de todos os acontecimentos que se passaram durante o ano? E que tal aproveitar este momento para pensar no que você pode mudar e quais atitudes você pode tomar para que o próximo ano seja ainda melhor?

Se você ficou pensando na sua marcenaria, nas mudanças que realizou, nos funcionários que contratou ou que demitiu, nos projetos que desenvolveu ou nos investimentos que fez, então este post pode ajudar o seu negócio para o próximo ano. Vamos trazer mais informações sobre as ferramentas e maquinários que foram lançados em 2018 na área da marcenaria.

Quem sabe você já não aproveita para verificar se sua marcenaria está investindo corretamente nos equipamentos que utiliza e também se não é o momento de investir em produtos que tragam ainda mais resultados para o seu negócio. Continue lendo e confira!

Furadeira Angular a Bateria (modelo DDA460)

Esta novidade da Makita possui alta capacidade de perfuração (159mm em madeira com serra copo), e é equipada com o motor BL e a tecnologia 18V + 18V, que proporcionam duas vezes mais força desempenho e autonomia de baterias.

Além disso, a furadeira angular possui controle automático de torque que se adapta de acordo com a dureza do material que será perfurado, é resistente a poeira e água, possui duas velocidades mecânicas, freio instantâneo e outros benefícios.

Alto-falantes (modelos DMR200 e DMR202)

Que tal propor um ambiente de trabalho um pouco mais descontraído na sua marcenaria? Se você acha uma ideia interessante, então invista nos alto-falantes da Makita. Os dois modelos possuem conexão Bluetooth e podem se conectar com o seu smartphone para que você possa escutar música.

Eles funcionam com baterias 18V LXT, baterias 12V CXT ou na tomada. O diferencial está no destaque DMR202 que possui conexão USB para leitura de pen drive e painel digital.

Serra Sabre DJR202

Lançada no início do ano pela Makita, este produto possui design compacto e pode ser operado apenas com uma mão, proporcionando mais segurança mesmo nas aplicações mais difíceis. O motor BL garante mais desempenho e autonomia e, além disso, a Serra Sabre é resistente a água e poeira, possui velocidade variável, freio instantâneo e iluminação de trabalho.

Martelete a bateria GBH 180-LI Professional

Este produto da Bosh é ideal para quem busca impacto e potência, pois ele é o único do mercado com 18V e 1,7J de força, além de ser leve e compacto – pesa apenas 2,6 quilos. Dentre os demais diferenciais, possui troca manual de escova de carvão e luz de LED para melhor visibilidade na área de trabalho.

Parafusadeira Bosch GO

É a menor e mais leve do mercado e foi desenvolvida para tornar o dia a dia do marceneiro mais fácil, atendendo de forma simples, rápida e moderna todos os profissionais. Com tecnologia e design inovadores, a parafusadeira possui o sistema “Pressione e Use”: basta escolher a função parafusar ou desparafusar e pressioná-la contra o parafuso.

O botão de troca fácil ainda permite selecionar a opção de modo neutro e usar a Bosch GO como uma chave de fenda convencional, por exemplo. O controle de torque com seis níveis diferentes amplia a eficiência e as possibilidades de utilização da ferramenta que é bivolt e carregável via cabo Micro-USB.

Esmerilhadeira GWS 18V-10 C

Direcionada para uso em trabalhos intensos, que exigem mais força e robustez, esta ferramenta oferece entre 1600W e 2200W de potência, além de mais mobilidade, praticidade, agilidade e menos peso. Entre os diferenciais deste novo produto da Bosch está a conexão via Bluetooth para acesso ao aplicativo Bosch Toolbox em smartphones.

Assim, é possível personalizar e gerenciar a ferramenta para receber informações sobre o status de uso, tempo de carga restante e a condição geral da bateria, bem como dicas para solução de problemas, como desligamento por conta de superaquecimento.

Neste post, você pode conferir alguns dos lançamentos de ferramentas que aconteceram neste ano. Que tal aproveitar o embalo e saber um pouco mais sobre o que rolou em um dos principais eventos da indústria moveleira na América Latina, a Formóbile? Clique aqui.

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