Blog Dicas

Porque usar o MDF

Quando falamos sobre marcenaria, muitas pessoas acreditam que a matéria-prima utilizada nos projetos é apenas a madeira maciça, não é mesmo? O que elas não sabem é que nos últimos anos a matéria-prima carro chefe dos marceneiros é o painel de MDF. E com uma tendência indiscutível para o aumento do consumo consciente, vale a pena entender as vantagens desse produto:

– A sigla vem do termo de língua inglesa Medium Density Fiberboard, que em português significa placa de fibra de densidade média.Trata-se de um painel de madeira reconstituída, ou seja, não é de madeira maciça. Ele é produzido por meio da aglutinação das fibras da madeira com resinas sintéticas e outros aditivos.

– Versatilidade — pode ser utilizado em diversos tipos de trabalho, como móveis e portas, além de receber pintura e até mesmo revestimentos.

– Fácil de limpar. Confira link para uma matéria completo sobre limpeza de móveis e mdf.

– Valor agregado pela sustentabilidade — seus produtos podem valer mais se escolher MDF de empresas que contam com o selo FSC de manejo florestal responsável. No Brasil, a 1a. produtora a obter o selo FSC foi a Duratex, grande parceira da GMAD. Vale a pena saber um pouco mais sobre esse selo.

O Florest Stewardship Council (FSC), ou Conselho de Manejo Florestal, é uma Organização Não Governamental (ONG) que estabelece princípios e critérios para os cuidados com florestas nativas ou reflorestadas, assegurando o controle do uso da madeira. O FSC surgiu para combater a exploração de madeira tropical, promover a conservação ambiental e a gestão socialmente justa e economicamente viável da madeira.

Leia também