Blog Dicas

Como a tecnologia pode ajudar no setor moveleiro

Vivemos tempos inovadores, em que a tecnologia mudou o modo de nos relacionarmos, seja em relações pessoais, de negócios ou mesmo nas rotinas produtivas de diversos setores.

Obviamente, que o setor moveleiro foi completamente impactado, hoje a inovação e os novos recursos são fundamentais em todo o processo de planejamento de um móvel, seja na hora de desenhá-lo, fabricá-lo ou até mesmo vendê-lo.

Aliás, existem soluções específicas que podem ser bastante úteis para os profissionais da área da marcenaria e da arquitetura. Para que você conheça mais sobre isso, selecionamos algumas dicas de recursos tecnológicos que podem ser um diferencial no seu trabalho.

Conheça!

Inteligência Artificial

Você já deve ter ouvido falar em inteligência artificial em livros, noticiários ou filmes. Mas, talvez o que você ainda não tenha notado, é que essa tecnologia está presente em nosso dia a dia.

Sempre que alguma máquina ou programa toma uma decisão, sem a interferência humana, isso significa que a inteligência artificial foi utilizada. No mercado da decoração já encontramos essa tecnologia, como com a automação em portas de armários, controle de luminosidade e abertura de persianas, tudo isso feito através de um toque no celular.

Impressão 3D

A impressão 3D já ganhou seu espaço no setor. Com preços cada vez mais acessíveis, as máquinas têm chamado atenção devido sua praticidade em fazer grandes criações. A tendência é que, em um futuro próximo, projetos realizados com esse recurso se tornem cada vez mais comuns, transformando a rotina do profissional.

Aliás, ao pensarmos em mobiliários, as opções são muitas. Com as impressoras 3D, será possível imprimir conectores e junções para estantes, por exemplo, ou mesmo construir ambientes inteiros de forma mais eficiente e de acordo com as necessidades dos clientes.

Realidade aumentada

Seja em jogos interativos ou em filtros nas redes sociais, a realidade aumentada já entrou em nossas vidas. No caso dos mobiliários, também já existe esse recurso, em que é possível através de um aplicativo visualizar como o móvel ficará na casa do seu cliente.

Isso acontece pelo aparelho celular que, através da câmera, permite sobrepor objetos virtuais em ambientes reais. Essa tecnologia é importante para antecipar os resultados finais, inclusive gerando soluções mais precisas, uma vez que haverá uma melhor noção da escala, cores e de como ficará o espaço no futuro.

Computação em Nuvem

Na Cloud Computing, ou em português, computação em nuvem, o principal diferencial está no armazenamento e compartilhamento de informações, algo que permite que diferentes procedimentos sejam realizados mesmo há distância.

Essa tecnologia pode ser útil não somente para que o profissional simplifique sua organização, armazenando documentos virtualmente, mas também para oferecer inovações aos seus clientes, inclusive implementando em seus projetos.

Renderização

A renderização não é uma novidade para quem atua na marcenaria e na arquitetura, mas vale alertar que as inovações tem proporcionado novas técnicas, que tornam essa prática cada vez mais avançada, gerando resultados melhores.

Algumas soluções como o Promob Real Scene, por exemplo, permitem que o cliente veja imagens em 360º por meio de óculos VR, simulando diferentes efeitos de luz, o que torna a visualização dos ambientes ainda mais próxima da realidade.

Com informações: Promob e Archdaily.

Leia também