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Como atrair a persona certa nas redes sociais

Não é novidade para ninguém que as redes sociais nas marcenarias se tornaram promissoras para divulgação e conquista de novos clientes. Entretanto, para conseguir que o conteúdo não apenas atinja um determinado público, mas também se converta em vendas, é preciso uma boa estratégia de marketing digital.

É aí que entra a persona! A persona, como o nome sugere, é um personagem fictício que representa o cliente ideal de uma empresa, ele é construído baseado nos dados de consumidores reais. O intuito disso é descobrir qual é o perfil do seu cliente e do que ele precisa, possibilitando assim desenvolver estratégias mais certeiras e segmentadas.

A persona é muito importante para a criação de estratégias, conteúdos e direcionamento preciso, pois de nada adianta elaborar algo incrível, mas este chegar ao público errado e que não tem interesse algum no assunto. Sendo assim, é essencial pensar no que o cliente valoriza, o que ele deseja e seus interesses, dessa maneira gerando uma identificação.

Como criar a persona?

Há apenas um caminho para chegar à persona do seu negócio: pesquisa!

Para saber quem é a persona do seu negócio, além de conhecer sua marcenaria, é necessário fazer um mapeamento dos clientes que você já tem. Descobrir a fundo sobre seus interesses, quais suas necessidades e o que querem para o momento.

Para realizar a pesquisa, você pode utilizar diferentes métodos. Uma boa alternativa é através de um formulário, podendo ser tanto online como no Google Forms, ou até mesmo presencial após uma venda. Nesse questionário, você deve focar em alguns pontos chaves para as perguntas como questões demográficas, profissionais, hábitos de compra, relação com a empresa, consumo de conteúdo, entre outros. 

De acordo com essa pesquisa você obterá informações relevantes, aí é hora de analisar as características/respostas comuns que estas pessoas possuem, para chegar a persona perfeita para o seu negócio.

Outro ponto que pode ajudar nessa construção, é analisar o público que já segue sua marcenaria nas redes sociais através dos filtros de segmentação. Você deve avaliar informações básicas como gênero, classe econômica e tipos de interesses.

A persona

Após todo trabalho de pesquisa e análise, o segredo é a personificação. Isso mesmo, crie nome, profissão, descreva seus hábitos e dia a dia, pensando como se fosse uma pessoa real – afinal é baseada em uma. Dessa forma, você poderá definir com mais facilidade e assertividade os objetivos, as metas e os conteúdos que gerem interação e converta diretamente em vendas.

Características da persona

Cada marcenaria terá seu perfil de cliente ideal, porém algumas características são mais comuns para quem busca móveis planejados.

Normalmente, as mulheres são as grandes influenciadoras na hora de escolher um projeto para o lar, então direcionar as estratégias para o público feminino também é uma boa dica. Além disso, a idade também pode ser levada em conta, em média entre 25 a 50 anos.

Aliás, a base de interesses também pode ser mais abrangente que apenas decoração e design, podendo se estender a casamentos, filhos, casa nova e outros que indiquem que a pessoa esteja buscando uma ‘mudança’ em seu lar.

Lembre-se também de definir os canais que o seu cliente mais usa para se informar, falar com os amigos e interagir com as marcas, assim conseguirá definir em qual rede social, seja Instagram, Facebook, Pinterest ou Linkedin, você deve estar mais presente.

Veja também como utilizar as redes sociais na sua marcenaria!

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