Blog Dicas

Dicas para planejar móveis para casas pequenas

Com espaços cada vez mais compactos, cada metro quadrado importa na hora de mobiliar a casa. É aí que entra a especialidade dos móveis planejados, através deles é possível ter cômodos funcionais, bonitos e com sensação de espaço.

Aliás, um dos grandes trunfos da marcenaria é justamente a capacidade de adaptar-se as tendências e aos diferentes perfis de clientes, por isso, não é surpresa que o setor está crescendo nesse nicho, desenvolvendo um atendimento voltado para essa nova demanda do mercado.

Luz natural é tudo

Como você deve saber, a luz é uma grande aliada de quem tem um imóvel pequeno. Portanto, utilizar desse recurso na composição dos móveis é uma boa opção, a ideia é projetar móveis com o pé a mostra, isso permite que a luz atravesse por debaixo deles e crie a impressão de que o ambiente é maior.

Integre os ambientes

Além de ser quase a única opção em alguns casos, integrar os ambientes tem se sido uma grande tendência nos últimos anos. Então, priorize os projetos funcionais, com fácil transição entre um e outro e sem paredes divididos os cômodos. 

Outra dica bônus para gerar amplitude e melhorar a circulação, é apostar nos armários aéreos e nos nichos.

Móveis milimetricamente pensados

A estética é fundamental, porém é preciso pensar no espaço disponível com inteligência e planejamento. Para compor um ambiente, é preciso verificar com o cliente se ele realmente será utilizado, pois caso não, é melhor abrir mão e garantir mais espaço.

Um bom exemplo é na sala, o uso de uma estante poderá ocupar um grande espaço da sala, neste caso, a melhor solução é optar por um móvel que propicie a mesma função, mas que seja menor, como um rack ou um painel.

Espelhos são aliados

Coringa na hora de ‘ampliar’ os ambientes, o espelho é uma boa jogada para revestir alguns móveis. Além de propiciar um toque moderno e contemporâneo ao projeto, o espelho trará a sensação de ampliação que, na verdade, o espaço não tem. Nesse sentido, apostar até mesmo em uma parede espelhada poderá tornar o projeto mais agradável.

Aproveite cada centímetro

Cada pedaço do imóvel deve ser bem utilizado. Por isso, é interessante que os móveis ocupem toda a parede, indo do chão ao teto. Isso vale para armários, estantes, armários de cozinha, etc.

Com informações: eMobile

Leia também