Blog Dicas

Os materiais indicados para área externa

Associada a momentos de lazer e descanso, a área externa é um espaço da casa que requer uma atenção especial. Além dos pisos e revestimentos, os móveis escolhidos também precisam ser resistentes, sem abrir mão do conforto, beleza e estilo de acordo com o ambiente aberto.  

Como em todo projeto, a estética é fundamental, bem como a qualidade dos materiais, mas neste caso, o cuidado deve ser redobrado, pois eles devem ser duráveis e atender algumas exigências. Vale ressaltar que os móveis planejados não podem ficar expostos a céu aberto, por isso é importante que o cliente tenha uma cobertura no local.

Visto isso, preparamos um guia que irá te ajudar a optar pelos materiais mais indicados na hora de realizar um projeto para área externa.

Madeira

Nada melhor do que a tradicional madeira para compor uma área externa rústica e estilosa. Sem dúvidas, tanto na marcenaria como na escolha dos clientes, a madeira é uma das principais opções para compor esses projetos.

Por isso, é importante lembrar que a madeira escolhida deve ser específica ou vir tratada de fábrica. Caso não venha, existem produtos que podem ser aplicados, como os seladores e vernizes que criam uma camada de proteção, garantindo mais durabilidade e resistência.

Alumínio

Fugindo um pouco da marcenaria tradicional, o material mais indicado para área, e também o mais utilizado, é o alumínio. Muito resistente ao sol e chuva, o material tende a ser bastante durável, mais leve, além de não perder sua cor com o tempo. 

Neste caso, a ideia é utilizar acessórios e ferragens de alumínio, garantindo a durabilidade ao usar as funcionalidades da peça, consequentemente, impactando na qualidade do móvel num todo.

Tecidos impermeáveis

Outro material que pode ser agregado aos projetos, são os tecidos impermeáveis. Indicados para áreas externas que ficam parcial ou totalmente ao ar livre, esse material pode servir para revestir almofadas e assentos, as chamadas tapeçarias dos móveis para áreas externas.

Destaque para os tecidos sintéticos como acrílico, couro náutico e o vinil, os são os mais utilizados, pois normalmente já possuem estabilizadores UV, isso aumenta a resistência a mudanças climáticas, desbotamento, além de repelir a água e serem fáceis de limpar.

Saiba mais sobre o MDF resistente à umidade e incorpore aos seus projetos! 

Leia também